sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Tendências ou Processos ou Tendências-e-Processos?

De acordo com o documento da IBM, "Dare to be different: Why banking innovation matters now", existem cinco áreas que estão sendo redefinidas pela inovação:
  1. Pagamentos no varejo (rfid, mobile, biometrica, pagamentos online)
  2. Crédito Imobiliário (demanda em crescimento; personalização, automação, terceirização, "bundling")
  3. Experiência dos clientes (programas de lealdade, ampliação das agências para serviços à comunidade, crm, integração de diferentes produtos)
  4. Clientes de baixa renda (microcrédito, bancos portáteis/móveis, remessa de dinheiro)
  5. Espaços adjacentes (medicina de grupo, pagamentos eletrônicos)

Durante nossa reunião preliminar ocorrida ontem, alguns tópicos foram mencionados como tendências:

  1. Terceirização e cooperação
  2. Serviços em canais
  3. Padrões para o setor
  4. Câmaras de varejo
  5. Inovação colaborativa

A questão inicial que se coloca é se é possível incluir-se na oficina a discussão de tópicos específicos (como os acima) ou se deveríamos nos concentrar em grandes tendências e em processos que promovem/estimulam a inovação nas grandes empresas.

AGUARDO COMENTÁRIOS.

Um comentário:

Schur disse...

Vários temas são foco dos bancos no mundo hoje no que se refere a inovação. Em particular, os bancos buscam fortemente inovar no relacionamento com seus clientes. Dois temas estão recebendo muita atenção: "Branchless Banking for the Masses" e "Smart Branches for Smart Banking". O primeiro trata basicamente de dar acesso financeiro ao mercado de massa, seja através de micro-crédito ou de micro-pagamentos. Além da repercussão global com a concessão do Premio Nobel ao Grameen Bank, este tema foi um dos mais discutidos durante o Innovation Jam. O segundo é uma resposta a como inovar nas agências para transformá-las em "lojas" que promovam uma experiência de consumo positiva para produtos financeiros, com foco na população de alta bancarização. Sugiro que estes temas sejam objeto de discussão do grupo para avaliarmos a aderência destes temas no mercado brasileiro.