sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Agenda Preliminar da Oficina de Inovação

O workshop será voltado aos gerentes e diretores dos bancos associados, sejam de IT ou das áreas de negócio. Terá a duração 8 horas, ao longo de um dia. Deverá ser realizada no dia 04 de Abril de 2007.

O programa preliminar será:

9:00 – Abertura
9:30 – Apresentação da proposta preliminar do documento “Visão de Inovação do CNAB/Febraban” elaborado pelo Núcleo da Oficina de Inovação.
11:00 – Intervalo para café.
11:30 – Apresentação de três casos
Caso 1 – Portugal Telecom (inovação em empresa à parte)
Caso 2 – Accord Ticket - (inovação por aquisição)
Caso 2 – Natura (grupo interno de P&D)
Caso 3 – Telefônica - (grupo interno de fomento à inovação)

12:30 – Almoço

13:30 – Organização em grupos para apresentação de emendas ao projeto original de propostas e explicação do funcionamento – (emendas podem modificar, excluir ou incluir tópicos do documento).
14:30 – Grupos se reunem e formulam as propostas de emenda.
16:00 – Intervalo para café.
16:30 – Discussão e votação das ementas.
18:00 – Encerramento e próximos passos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Edson,
Precisamos abrir espaço para palestra da IBM antes do almoço.
Reservar 45 minutos.
Abraços
CEduardo

eFregni Consultoria disse...

Poderemos inserir a apresentação da IBM em um dos casos. Conforme informado pelo Carman, o assunto seria:

"O palestrante falará sobre as "jam sessions" desenvolvidas pela IBM no ano passado, mostrará as 10 propostas selecionadas, com foco nas mais orientadas ao sistema financeiro e detalhará as ações que estão sendo desenvolvidas para a mais prioritária."

Mati disse...

Edson,
Esta palestra deve ocorrer das 12:00 às 12:30-12:40hs. Este horário foi acordado com o palestrante. Obrigada Mati.

Schur disse...

Podemos nos concentrar em casos de bancos ou da indústria financeira no mundo como referências. No Paper "Dare to be Diferent" mencionamos (i) G-Cash - desintermediação financeira por uma empresa de telefônia celular; (ii) IndyMac - novo modelo de processamento de hipotécas; (iii) Umpqua Bank (ou) Deutsche Bank - inovação no modelo de loja financeira; (iv) ICICI ou Grameen - oferta de micro-crédito.
Estes casos são públicos e por se tratarem de bancos estrangeiros podem servir como gancho para discutir mudanças no ambiente bancário brasileiro.

Schur disse...

Um tópico particularmente interessante é a influência dos "enablers" de inovação. São desenvolvimentos tecnológicos - incluindo ferramentas, tecnicas e modelos - que permitem que as empresas pensem em inovação. Considerando alguns: (i) objetos inteligentes - embarcar tecnologia em qualquer tipo de objeto; (ii) conectividade de objetos na web; (iii) supercomputadores; (iv) colaboração;...
Estas inovações que permitem que as inovações de negócio se viabilizem devem ser foco de discussão quando pensamos no longo-prazo. Podemos apresentar quais são as tecnologias que estão saindo dos laboratórios e discutir se ajudam inovação nos bancos.

Schur disse...

O assunto innovation jam está descrito na constituição da oficina de inovação.