sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Tendências ou Processos ou Tendências-e-Processos?

De acordo com o documento da IBM, "Dare to be different: Why banking innovation matters now", existem cinco áreas que estão sendo redefinidas pela inovação:
  1. Pagamentos no varejo (rfid, mobile, biometrica, pagamentos online)
  2. Crédito Imobiliário (demanda em crescimento; personalização, automação, terceirização, "bundling")
  3. Experiência dos clientes (programas de lealdade, ampliação das agências para serviços à comunidade, crm, integração de diferentes produtos)
  4. Clientes de baixa renda (microcrédito, bancos portáteis/móveis, remessa de dinheiro)
  5. Espaços adjacentes (medicina de grupo, pagamentos eletrônicos)

Durante nossa reunião preliminar ocorrida ontem, alguns tópicos foram mencionados como tendências:

  1. Terceirização e cooperação
  2. Serviços em canais
  3. Padrões para o setor
  4. Câmaras de varejo
  5. Inovação colaborativa

A questão inicial que se coloca é se é possível incluir-se na oficina a discussão de tópicos específicos (como os acima) ou se deveríamos nos concentrar em grandes tendências e em processos que promovem/estimulam a inovação nas grandes empresas.

AGUARDO COMENTÁRIOS.

Núcleo da Oficina de Inovação - Constituição

Para a elaboração da Proposta Preliminar da Visão de Inovação CNAB/Febraban serão convidadas as seguintes pessoas para fazerem parte do Núcleo da Oficina de Inovação:

Antonio Carlos Barbosa – Itau/BBA
Dorival Dourado – Serasa
Edson Fregni – Coordenador dos Trabalhos
Gustavo Roxo – Banco Real
Mario Magalhães - Unibanco
Waldemar Ruggiero – Bradesco

Este grupo deverá se reunir nos dias 08 de Março e 22 de Março (Hotel Intercontinental, Al Santos, às 08:00hs) para definir a referida proposta preliminar.

Para facilitar as reuniões o coordenador deverá elaborar uma proposta pré-preliminar como ponto de partida dos trabalhos deste grupo.

Agenda Preliminar da Oficina de Inovação

O workshop será voltado aos gerentes e diretores dos bancos associados, sejam de IT ou das áreas de negócio. Terá a duração 8 horas, ao longo de um dia. Deverá ser realizada no dia 04 de Abril de 2007.

O programa preliminar será:

9:00 – Abertura
9:30 – Apresentação da proposta preliminar do documento “Visão de Inovação do CNAB/Febraban” elaborado pelo Núcleo da Oficina de Inovação.
11:00 – Intervalo para café.
11:30 – Apresentação de três casos
Caso 1 – Portugal Telecom (inovação em empresa à parte)
Caso 2 – Accord Ticket - (inovação por aquisição)
Caso 2 – Natura (grupo interno de P&D)
Caso 3 – Telefônica - (grupo interno de fomento à inovação)

12:30 – Almoço

13:30 – Organização em grupos para apresentação de emendas ao projeto original de propostas e explicação do funcionamento – (emendas podem modificar, excluir ou incluir tópicos do documento).
14:30 – Grupos se reunem e formulam as propostas de emenda.
16:00 – Intervalo para café.
16:30 – Discussão e votação das ementas.
18:00 – Encerramento e próximos passos.

Constituição da Oficina de Inovação

A Oficina de Inovação-Febraban será realizada em 4 de abril de 2007 com o propósito de fomentar o pensamento inovador, tendências do setor e identificar boas práticas nos processos que suportam a inovação nos bancos associados.

O CIAB/Febraban ao promover esta oficina objetiva:

(a) delinear as boas práticas voltadas à inovacão e estabelecer uma plataforma de recomendações a seus associados,

(b) identificar as tendências do movimento inovador do setor de serviços financeiros, no Brasil e no exterior, e aprofundar a troca de informação entre os associados

(b) criar um ambiente de relacionamento e troca de experiências entre associados e

(c) aprofundar-se no tema para levar a discussão ao CIAB 2007.


(a) Visão Febraban da Inovação

O estudo das boas práticas e a identificação das tendências do setor constarão de um documento a ser elaborado para apresentação à diretoria da Febraban e posteriormente no CIAB 2007. Esse documento, provisoriamente denominado Proposta da Visão da Inovação da Febraban, deverá ser organizado em quatro capítulos básicos:
1 – Conceitos e definições
2 – Boas práticas e recomendações aos associados
3 – Tendências de inovação no setor de serviços financeiros
3 – Proposta para o Programa Febraban de Inovação.


(b) Rede de Inovação Febraban

O segundo propósito da oficina é criar uma rede de relacionamento entre os profissionais focados em processos de inovação. A troca se dará entre profissionais de empresas competidoras. Portanto o que se espera é que o tema a ser tratadon nessa rede seja de interesse setorial. A oficina deverá ser o passo inicial no estabelecimento desse canal de relacionamento, na medida em que facilitará o encontro desses profissionais na discussão das idéias centrais do tema. Posteriormente à oficina, pretende-se estabelecer a Rede de Inovação CNAB/Febraban (nome provisório), que consistirá de um processo continuado de estudos e trocas de conhecimento entre os profissionais dessas áreas.


(c) CIAB 2007 Continua a Discussão sobre Inovação.

Em 2003 o congresso do CIAB promoveu uma mesa redonda sobre as perspectivas tecnológicas para os bancos em 2020. A partir daí, a cada ano, o congresso tem reservado uma sessão para discutir o tópico inovação. Em 2006, a mesa redonda se apresentava assim: “Inovação - difícil com ela, impossível sem”. Pretende-se que o congresso de 2007 possa trazer para o público o conhecimento e o debate da “Visão de Inovação da CNAB/Febraban”.